quarta-feira, 2 de julho de 2014

Chinoiserie

        Chinoiserie é um estilo lindo artístico de decoração com fortes influências asiáticas, usada desde o século 17, rebuscado, cheio de detalhes, enriquecido pela cultura oriental milenar.




       É caracterizada pelo uso de imagens chinesas, pela assimetria e contrastes com peças de porcelana oriental e mobiliário.




       A Chinoiserie atingiu o seu auge em meados do século 18 quando foi assimilada pelo rococó, na obra de François Boucher, vários reis como Luis XV, da França, usou-a no Chateau de Chantilly, aonde foram pintadas algumas composições, além do uso de sedas em tapeçarias.




       Pavilhões ao gosto chinês, painéis de azulejos, mesas de chá e armários eram decorados com desenhos e arabescos orientais, pianos e biombos.




        Louças, laca, estanho pintado, os papéis de parede pintados á mão com ornamentos chineses, estatuetas de cerâmica e enfeites davam beleza á Chinoiserie.




       Nos jardins surgiram os Pagodes, elementos chineses, dragões, esculturas, pontes e lindos pavilhões para receber os convidados.




       Inspirando designers e decoradores até hoje a Chinoiserie tornou-se um estilo bem aceito, exótico, chique e sofisticado!




      Se quiser falar comigo escreva para dorasantoro@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário