Hoje você vai conhecer uma das coisas mais lindas do mundo, uma caverna na região Norte do México, cerca de uma hora da cidade de Chihuaua: a Cueva de los Cristales.
Um lugar no centro da Terra, como nas histórias de Julio Verne, a Cueva ou Caverna dos Cristais é aonde se encontram os maiores cristais do mundo, imagine que há um com 11 metros de comprimento!
A caverna foi descoberta por mineradores da Mina de Naica no ano 2000, estavem em busca de chumbo e ao escavarem mais profundamente as rochas encontraram os fabulosos cristais.
As visitas são restritas, na maioria permitida á pesquisadores, os turistas ainda são proibidos de entrar pois a temperatura é de 44 graus e a umidade do ar 100%.
Os cristais se formaram ao longo de 500 mil anos, com sedimentação de minérios dissolvidos na água que preenche toda a caverna.
Com a exploração da Mina a água da caverna foi drenada e por isso os cristais pararam de crescer.
Dentre muitos cristais lindíssimos encontrados há um em especial com 11 metros de comprimento 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 55 toneladas, algo incrível!
O ambiente no interior da caverna é extremamente agressivo podendo a temperatura em alguns lugares profundos atingir até 58 graus.
Foi em 1910 que os mineiros descobriram uma câmara abaixo da Mina de Naica, a entrada da gruta encontra-se a 120 mts de profundidade.
Seu chão é coberto por incríveis cristais, há milhares e milhares, em 2009 numa outra escavação foi descoberta outra caverna a qual deram o nome de Palácio do Gelo.
Um espetáculo único no centro da terra, como no livro, uma viagem maravilhosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário