As religiosas francesas e italianas do século 16 e 17 foram as primeiras a usar esta técnica com o papel, decoravam relicários e gravuras sagradas.
Até hoje a Associação francesa Trésors de Ferveur preserva alguns Quillings do século 17 e 18 em sua coleção de "Objetos da Fé".
Trabalhos feitos com tirinhas finas de papel que foi difundida na Inglaterra, usado sempre em Igrejas e gravuras de santos.
Os primeiros trabalhos conhecidos eram painéis e brasões, depois passou a ser feito em latas de chá, caixas de madeira, biombos, armários e molduras.
O Quilling é um trabalho artesanal que usa a criatividade com papéis em gramaturas diferentes, cores e formatos.
Na Capela Sistina, Itália, há alguns painéis feitos em Quilling, assim como trabalhos de outros artistas surgem nos Estados Unidos, Coréia e Russia.
A artista russa Yulia Brodscay, russa, moradora na Inglaterra desde 2004 tem importantes trabalhos da atualidade, quillings, pintura textil e origamis.
Outra destacada artista é Inna Dormam com trabalhos lindos, vejam a perfeição deste louva-deus.
Artistas brasileiras da arte de Quilling se destacam como Jessica Bittencourt e Virginia Roballo.
Quilling é uma forma de desenhos feitos com papéis enroladinhos, fitas de cetim e outros materiais, trabalho minucioso, delicado, para muitos quase uma terapia.