quinta-feira, 30 de abril de 2015

Jardim Majorelle

    O Jardim Majorelle é um lugar diferente dos outros jardins botânicos, é todo feito na cor azul, vamos conhecer melhor...



     Foi criado por Jacques Majorelle em 1920, fica na cidade de Marrakech, no Marrocos e hoje pertence ao costureiro Yves Saint Laurent, êle nasceu em 1886 em Nancy, França, e era apaixonado pela flora e fauna, assim em suas viagens pelo mundo projetou este magnífico jardim.



    Em 1923 comprou uma área próxima a Marrakech aonde construiu uma casa em estilo mourisco e ali reuniu além de suas pinturas, peças artesanais, móveis, artigos de couro e outros objetos artísticos.


 

     Seu jardim impressionante é um lugar mágico, de rara beleza, que foi aberto ao público em 1947, com coleções de cactus, plantas e árvores exóticas, num belíssimo projeto.



     Neste jardim localiza-se o Museu Berber, aonde estão peças dos povos berberes, sua cultura, artefatos, jóias, trajes, armas tecelagem e portas decoradas, um tesouro artístico.



   Um local exótico, chique, com sua história em cores azuis, um oásis em Marrakesh.




quarta-feira, 29 de abril de 2015

Rocambole

    Um doce tradicional, uma  sobremesa gostosa é o rocambole, um bolo fino em forma cilíndrica, feito desde o tempo de nossas avós.



    Feito com a massa comum de bolo, é recheado e enrolado sobre êle mesmo, em uma única peça, também conhecido no Norte do Brasil como bolo-de-rolo.



    Os rocamboles podem ser salgados, recheados de carne, de presunto e queijo, creme de palmito, de frango, os tradicionais são os doces, recheados de doce de leite, chocolate, goiabada, creme de baunilha, de côco e podem ser recobertos de calda de chocolate.



    Aqui vai uma receita básica doce para você rechear:
6 claras em neve
6 gemas, 6 colheres (sopa) de açucar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
gotas de baunilha


   Ás claras em neve junte o açucar devagar, a farinha de trigo, sem parar de bater a batedeira, até formar uma massa grossa e homogênea, despeje em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos.


    Quando estiver pronto, molhe um pano de prato e torça bem, polvilhe a farinha e coloque a massa ainda quente sobre êle, enrole com auxílio do pano por 3 minutos, desenrole e coloque o recheio de sua preferência.


    Para fazer o rocambole salgado não coloque o açucar na receita, mas uma colher de (sopa) de sal, uma sobremesa antiga, mas sempre atual e bem gostosa, é experimentar e aprovar!


terça-feira, 28 de abril de 2015

Produtos Filipinos

     Filipinas é um arquipélago com mais de 7 mil ilhas montanhosas, considerado o único país cristão na Ásia, seus mercados artesanais enriquecem a cultura deste lugar com pequenas oficinas de artesanato, que incluem a população em grandes projetos comunitários.



    Trabalhos com conchas, madrepérolas, desenvolvidos por Julliam Mullie, uma freira belga para criar uma nova fonte de sustento para mulheres e jovens nos mostra belos trabalhos.


     Peças de bambu, lanternas, suportes para velas, porta retratos, cestas, são inúmeros s artigos criados e confeccionados por muitos dos artesãos das ilhas.




     Interessantes vassouras de palha são fonte de alimento para muitas pessoas, usam matéria prima das árvores locais, plantas e estes produtos são exportados para o Japão, Estados Unidos, Canadá, Australia, Cingapura e países europeus,



     O conhecido cânhamo Manila, a fibra Ábaca, é obtida de folhas de bananeira, que vão da cor marfim ao marrom, usado para tapetes, produtos têxteis, cordas e papelões.



    Deve ser ressaltado o trabalho artesanal em argila, com belíssimos vasos esculpidos á mão, produtos que agradam nos mercados de decoração.


     Peças de barro, junco, bambu, um belíssimo artesanato de móveis, luminárias, artigos decorativos, bolsas e colares, uma riqueza cultural que as Filipinas oferecem ao mundo.





segunda-feira, 27 de abril de 2015

Jardim Canário

    Nas pequenas Ilhas Canárias, á Noroeste da África, está um numero fascinante de plantas no Jardim Botânico de Canário Viera Y Clavijo, vamos conhecer melhor!



    Com mais de 10.000 plantas, o jardim oferece árvores e flores raras aos seus visitantes, um tesouro nacional preservado na Gran Canária, em Tafira.



    Situado a beira do barranco de Guiniguada, nos mostra a grande riqueza da flora da região da Macaronnésia, um jardim concebido por um sueco, Eric Sventenius, em 1952, que reuniu em um único lugar toda as amostras da flora das Ilhas Canárias.



    Plantas e flores pouco comuns ali estão reunidas, espécies endêmicas permitiram elaborar grandes estudos e sua proteção está garantida neste belo jardim.



    Muitos cruzeiros marítimos fazem parada nestas ilhas e vale a pena ir visitar este Jardim Botânico muito interessante, uma reserva natural de rara beleza!






domingo, 26 de abril de 2015

Voldel Park

    Voldel Park é o mais conhecido e o mais bonito parque de Amsterdã, na Holanda, a Primavera vem chegando e com ela a  beleza das flores neste lindo lugar.
   Criado em 1864 Voldel Park é ideal para passeios a pé, de bicicleta, fazer piquenique, namorar em meio ao verde do belo jardim.
   Pássaros e pequenos animais que habitam o parque ressurgem com toda a alegria que a Primavera traz, é um lugar calmo, bom para se ler, visitar o Filmmuseum, curtir ao ar livre ou na casa de chá 'T Blauwe Theehuis, o pavilhão azul.
   Os holandeses aproveitam para tomar sol no gramado, trazer as crianças para brincar, enfim, é um relax total!
 Um bom domingo!