sexta-feira, 15 de março de 2013

Topiárias de Arame

          A topiária é a arte de esculpir arbustos, árvores e plantas dando formas á elas, uma modalidade bem antiga.


          Hà quem diga que remonta ao antigo Egito, embora tenha, sido os romanos que a instituiram, difundiram e batizaram para criar "pequenas paisagens".


          Esta prática hoje é adotada em jardins de todo o mundo com várias formas geométricas, pessoas e animais.


          Na cidade de Columbus, EUA existe uma verdadeira obra de arte: uma réplica vegetal do quadro " um domingo na Grande Jatte" de Georges Seurat.


          Ao todo são 54 pessoas, 8 barcos, 3 cães. 1 macaco e um gato posicionados como no quadro de
Seutat.



          A junção entre a jardinagem e o quadro é interessante, como uma pintura no jardim, a ceu aberto, foi muito criativa a construção das figuras verdes.


          Você sabe como construir uma topiária? É assim, vamos lá: são necessários arames e fios de nylon para de fazer a estrutura e dar forma.



          Depois coloca-se o musgo ou esfagno em toda ela, que vai ser amarrado com o fio de nylon ou cobrere, daí com uma pinça são feitos os buracos para se colocar as mudas.


           A estrutura terá que ficar na sombra por algumas semanas até que as plantas se desenvolvam, depois é só começar a curtir! Experiemente!



2 comentários:

  1. Dora, onde posso comprar as estruturas em arame , por exemplo cães ou cavalos ? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola Jussara estas estruturas em geral são feitas por artesãos, acredito que no Ceasa em S.P. você encontre quem faça, não é muito fácil, nos Estados Unidos há lojas delas.

    ResponderExcluir