quarta-feira, 20 de março de 2013

Amendoim

           O conhecido amendoim é uma planta cujo caule é bem pequeno, com folhas trifoliadas, tem uma pequena raiz e chega a ter 50 cm de altura.

    
          Suas flores são pequenas, amareladas, depois de fecundadas inclinam-se para o solo aonde a noz se desenvolve, subterraneamente.


          Seu fruto do tipo vagem é importante na industria alimentar, são usados para fabricação de óleo de cozinha.


          Rico em lipídios e proteínas, o gostoso amendoim é ingerido como alimento torrado, usado em alguns pratos da culinária, como na Africa.


          Conhecido como mandobi, menduí, minuim, lenae ou duckworth, o amendoim é originário da Africa do Sul, Brasil e América Latina em geral.


          Foram os índios que o difundiram pelas Américas e no século 18 foi introduzido na Europa.


          Do amendoim é feita uma manteiga para se consumida em sanduiches, doces e produtos de panificação.


          Usado também para alimentação de aves no jardim e para fins industriais: tintas ,vernizes, óleos lubrificantes, inseticidas são feitos de seu óleo.


          As cascas do amendoim são aproveitadas na fabricação de plastico, gesso, abrasivos e combustível além da celulose e mucilagem (colas).


         A parte aérea da planta é usada para fazer feno e o residuo do processamento do óleo é usado para a alimentação animal e como fertilizante do solo, e ainda é feito o leite de amendoim.

 
          Gostosos bolos, doces como pé-de -moleque, paçoca, farofas para sorvetes, fazem do amendoim um alimento delicioso.
         Vamos á receita do amendoim doce, aquele que a criançada adora!
         500 gr de amendoim  2 xícaras de açucar  1 xícara de água  1 colher (sobremesa) de fermento em pó 2 colheres (sobremesa) de chocolate em pó ou Nescau  1 colher (café) de canela em pó

     
          Leve os ingredientes ao fogo em uma panela grande, porque o fermento aumenta bastante, mexa com uma colher de pau até desgrudar, esparrame em uma assadeira e leve ao forno para torrar.
         Experimente é uma delicia!

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário