quarta-feira, 13 de março de 2013

Cueva de los Cristales

            Hoje você vai conhecer uma das coisas mais lindas do mundo, uma caverna na região Norte do México, cerca de uma hora da cidade de Chihuaua: a Cueva de los Cristales.



           Um lugar no centro da Terra, como nas histórias de Julio Verne, a Cueva ou Caverna dos Cristais é aonde se encontram os maiores cristais do mundo, imagine que há um com 11 metros de comprimento!


          A caverna foi descoberta por mineradores da Mina de Naica no ano 2000, estavem em busca de chumbo e ao escavarem mais profundamente as rochas encontraram os fabulosos cristais.


          As visitas são restritas, na maioria permitida á pesquisadores, os turistas ainda são proibidos de entrar pois a temperatura é de 44 graus e a umidade do ar 100%.


          Os cristais se formaram ao longo de 500 mil anos, com sedimentação de minérios dissolvidos na água que preenche toda a caverna.


          Com a exploração da Mina a água da caverna foi drenada e por isso os cristais pararam de crescer.



          Dentre muitos cristais lindíssimos encontrados há um em especial com 11 metros de comprimento 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 55 toneladas, algo incrível!


          O ambiente no interior da caverna é extremamente agressivo podendo a temperatura em alguns lugares profundos atingir até 58 graus.


          Foi em 1910 que os mineiros descobriram uma câmara abaixo da Mina de Naica, a  entrada da gruta encontra-se a 120 mts de profundidade.


          Seu chão é coberto por incríveis cristais, há milhares e milhares, em 2009 numa outra escavação foi descoberta outra caverna a qual deram o nome de Palácio do Gelo.


          Um espetáculo único no centro da terra, como no livro, uma viagem maravilhosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário