sexta-feira, 8 de março de 2013

Mosaico

          O mosaico é de origem grega e significa próprio "das musas" por ser uma arte que exige muita paciência de quem a elabora, uma arte muito antiga, um jogo de pequenas peças que se encaixam em um desenho.


          Também conhecida como Arte Musiva, é a arte de imbutir pedras de forma perene, pastilhas de vidro, mármores, cerâmicas, pedras preciosas,  plasticos, areia, papel ou conchas formando um desenho figurativo, abstrato ou orgânico, aonde movimentos, volumes e sombras vão harmonizar a obra.


          Na Alemanha chama-se mooseen, uma arte milenar, que nos remete á 1438 quando os mosaicos greco-romanos tiveram seu apogeu.
         Historiadores elegeram a obra "Estandarte de Ur" (3500A.C.) a obra mais antiga encontrada na Suméria, atual Iraque, são dois painéis que retratam cenas de guerra e paz.


          A técnica consiste na colocação de pequenos fragmentos de pedras como granito, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais aplicados em superfícies.
         Em 1900, Antonio Gaudi, arquiteto catalão revoluciona a arte musiva revestindo suas obras com cerâmicas e azulejos quebrados, utilizando-os em seus mosaicos.


          Em Portugal destacam-se mosaicos das ruínas romanas de Conimbriga, de século II AC, na Torre de Palma e da Villa Romana de Milreu.
         A Imperatriz Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II e mãe da Princesa Isabel foi  a primeira a usar a técnica do mosaico para cobrir bancos e fontes do Palacio S. Cristóvão, hoje Museu de Ciências Naturais, com conchas e cacos do serviço de chá da casa Imperial.


         Aqui no Brasil há obras musivas de Portinari, Claudio Tozi, Tomie Otake, os mosaicos famosos formam o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, assim como o Cristo Redentor também é revestido de mosaicos.
        Outros decoram as abóbadas e as paredes da Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla, na Turquia.


             Estilo bizantino, figurativo ou classico. os mosaicos contam história pelo mundo afora em belíssimos exemplos.


           Hoje é muito usado na decoração de paredes, painéis pisos, tampos de mesa, vasos, artistas famosos como o brasileiro Romero Brito tem seus mosaicos em vários lugares do mundo.


          São mil pedacinhos que formam maravilhas! Uma arte renovada!
          Fica aqui o meu agradecimento á professora Cida Carvalho, do Estudio do Mosaico, em Brasilia, que gentilmente me forneceu informações de grande valia a respeito deste tema.




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Para falar comigo escreva para dorasantoro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. mt bom! precisava fazer um trabalho de artes e vcs me ajudaram bastante obrigado!

    ResponderExcluir