terça-feira, 19 de março de 2013

Leques Antigos

          Muitos contam que o aparecimento dos leques deu-se no Japão nos séculos VIII a XI.
          Há quem conte que o surgimento dos leques é remoto, desde que o homem sentiu necessidade de se abanar, são muitos os mitos e lendas que tratam de sua origem.


          Cupido, o Deus do Amor, inebriado com  beleza de sua amada Psique, furtou uma asa de Zéfiro, o Deus do Vento, para refrescar sua amada enquanto dormia...


          Na versão chinesa atribui-se á Kan-Si, filha de uma poderoso mandarim a criação do leque, uma vez que num baile de máscaras com muito calor, usou a máscara para abanar-se.

          As principais civilizações desde a Antiguidade, Egito, Assiria, Pérsia, India, China e Roma já conheciam e usavam os leques.


          As ventarolas chegaram á Europa nos séculos XII e XVI vindas do Oriente, mas os portugueses no século XVI trouxeram os leques de suas colonias na Ásia.



          Eram fabricados em diferentes materiais: marfim, madrepérola, charão, tartaruga, madeiras perfumadas como sândalo, plumas, tecidos e papéis pintados.



          Sua armação apresenta duas partes, a interna e a externa, formada por varetas cujo centro é aonde se via as iniciais da dona, alguns com fios de ouro ou prata, rendas, pergaminhos ou lantejoulas metálicas.

          Neste contexto de luxo e sedução no século XIX toma força a "linguagem do leque", assim conforme o movimentavam as damas podiam flertar e se comunicar...




           Em 1845 evoluiram para longos e finos, em 18850 o formato é mais oval, e em 1885 o modelo folha volta com força total, alguns forrados com tafetá, com penas, plumas e cascos de tartaruga.



          Como dizia Madame de Stael, uma dama da sociedade francesa "há tantos modos de se servir de um leque que pode-se distinguir, logo á primeira vista, uma princesa de uma condessa, uma marquesa de uma routurriére, aliás, uma dama sem leque é como um nobre sem espada!"


          Leques são documentos históricos, que não só abanaram o calor, mas foram usados por muitas mulheres em diferentes tempos, um símbolo de luxo e elegância!




3 comentários:

  1. Quero comprar um de madeira escura com renda portuguesa. Sabe onde posso encontrar, por favor?

    ResponderExcluir
  2. I have change all the photos of this post.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir