segunda-feira, 11 de março de 2013

Pitanga

          Quando eu era menina gostava de comer pitanga no pé, aquela frutinha azedinha, vermelha, linda e saborosa!


          Você sabia que a pitangueira cresce em qualquer lugar? Os passarinhos são os polinizadores e a pitanga é uma fruta com uma boa dose de licopeno e vitamina A, o que dá a ela propriedades embelezadoras.


          Os óleos feitos com pitangas tem poderes antimicrobianos, antirritantes e antitumoral, o uso do óleo melhora em geral o aspecto da pele e da acne.


          As pitangueiras são árvores que atingem 10 mts de altura, com um tronco irregular e muito ramificado.


          Suas folhas pequenas, verdes, ovais e brilhantes tem aroma característico quando maceradas.



          Seu fruto arredondado, pequeno, polpa vermelha, sabor adocicado levemente ácido, tem dentro uma semente esverdeada e sua flor bem pequena é branca e perfumada.


          A floração da pitangueira dá-se de Agosto a Novembro, é uma árvore que fica linda coberta de flores e de frutos vermelhos. Você já experimentou o gostoso suco de pitangas?



           De sua polpa alem do suco são feitas geléias, doces, sorvetes, licores e também velas aromáticas.


          As folhas da pitangueira são perfumadas e estão relacionadas á cultos e rituais religiosos, afro-brasileiros do candomblé, com as folhas são forrados os terreiros para tais festas.


          O chá de suas folhas auxilia no tratamento de dores reumáticas, a madeira de seu tronco é empregada na confecção de cabos de ferramentas e outros instrumentos agrícolas.


          A linha de cosméticos feita com pitangas hoje é grande, é tida como uma fruta afrodisíaca e deliciosa para se fazer uma gostosa caipirinha!


        Seus bonsais são lindos e dão frutos, lindos e delicados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário