A ilha foi fundada por romanos no século VI e era um porto pesqueiro que produzia sal, um centro comercial aonde cunhavam suas próprias moedas.
No ano 1291 todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a se mudar apra Murano devido ao risco de incêndio, já que a maioria dos prédios de Veneza eram feitos de madeira e o trabalho era feito com fogo.
A ilha começou a ganhar fama por fabricar miçangas de cristal e espelhos, os conhecidos "venezianos" e ser o maior produtor de cristal da Europa.
A fabricação de lustres ganhou importância e a cristaleria continuou ainda maior na ilha.
No século XV era lugar de férias dos venezianos, havia um enorme campo na ilha com belos jardins e muita árvores frutíferas, hoje deram lugar a muitas lojas de vidros e cristais
As atrações de Murano são a Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecidas pelos mosaicos bizantinos do século XII, alem da Igreja de São Pedro Martir e o Palacio da Mula, e do Museu de Cristal.
Hoje pode-se visitar algumas fundições que se aprimoraram na arte de dar brilho, originalidade aliada á tradição das belíssimas peças como o vidro cristalino, vidro nacarado, vidro esmaltado azul, vidro madrepérola, vidro vermelho corneliano e murrini, que dá ao vidro a aparência de mosaico.
A tradição de algumas familias venezianas na arte de soprar vidro está viva em Murano, ali encontramos os mestres da beleza do cristal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário