quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Azeites Aromatizados

                  Azeite aromatizado hoje é um condimento interessante que está se tornando popular, tem sabores diferentes conforme seu aromatizador.


            Estes óleos podem ser usados para cozimento ou para aromatizar marinadas, molhos ou outras preparações, enriquecendo os alimentos com seus maravilhoso sabor.


            Oa azeites Borges, por exemplo, tem já uma linha de aromatizados que incluem mangericão fresco, alecrim fresco, azeitonas pretas, casquinha de limão, alho frito, bainilha fresca, shoyu com gengibre, malagueta com cardamono, pau de canela e 4 pimentas.

            Para se fazer o azeite aromatizado são necessários muito cuidados, não apenas colocar a erva dentro do vidro do azeite porque podem se proliferar bactérias causando botulismo.


            O cultivo de oliveiras para extração do azeite data da Antiga Síria, também utilizado pelos povos egípcios e armenios.


            Na Grécia Antiga o azeite tinha grande importância desde as oliveiras até a sua criação.
            Foi a deusa Poseidon, segundo a mitologia grega quem bateu com a ponta de sua lança na terra e fêz nascer a primeira oliveira.

     
            A importância para os gregos era tanta que o escolheram como sinal de paz e os sagrados ramos da oliveira eram trançados e usados como coroas pelos vencedores dos jogos olimpicos.


            O azeite é graduado numa escala que determina seu nível de acidez, também são considerados outros fatores como a cor, aroma e sabor, mas a qualidade está ligada ao percentual de acidez.


            O azeite extra virgem tem apenas 1 grau de acidez, é o mais fino deles, e o azeite virgem deve ter no máximo 3 graus de acidez.
            Escolha o seu preferido e saboreie com ou sem o aromatizador, faz bem á saúde e acrescenta um sabor especial a qualquer prato.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário