quarta-feira, 19 de junho de 2013

Kabuki

           Kabuki é uma forma de teatro japonês, um drama estilizado mostrado pela elaborada maquiagem dos atores.


          Kabuki é traduzido como a arte de cantar e dançar ou o "fora do comum", o que dá sentido ao teatro de vanguarda ou teatro bizarro.



          Sua origem vem do século XVII quando kabuki parodiava temas religiosos e danças sensuais.


          A fundadora do teatro kabuki, Izuno No Okuni, é vista neste desenho segurando uma espada e com uma cruz cristã.


          Em 1629 este teatro foi proibido pelo governo e o espetáculo passou a ser encenado por rapazes que se vestiam de mulher.


          Hoje em dia o teatro kabuki combina o realismo com o formalismo, a música e a dança, a mímica, a encenação, os lindos figurinos e os atores interagem com a platéia.



          Depois de 1868 as grandes mudanças culturais no Japão, a abertura para o Ocidente fez com que o teatro kabuki reflorescesse, depois que muitas casas de kabuki haviam sido destruídas durante a Segunda Guerra Mundial.


          Hoje em dia no Japão é um teatro popular do estilo tradicional de drama japonês, em 2003 foi construída a estatua de Okuni, perto de Kyoto.


          No teatro kabuki  os contra regras que modificam os cenários, são chamados de kuroko e vestiam-se sempre de preto assim ficando"invisíveis".



          Os atores usam pó de arroz para criar uma base branca no rosto, oshiroi, as linhas da face são exageradas para produzir máscaras, expressões sobrenaturais ou animalescas.



          Interessante, curioso, tradicional com figurinos muito bonitos, ricos em detalhes bordados, assim o Japão cultua a sua arte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário