Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista, um artista completo!
Nascido na Argentina, em Lanus em 1911 faleceu em 1997, era radicado aqui no Brasil, na Bahia.
Traço firme e forte, moderno e detalhista, Caribé deixa sua marca em sua arte retratando a Bahia e toda a sua cultura afro como ninguem!
Viaja ao Uruguai em 1938 para colher imagens e de volta á Argentina em 1940 faz sua primeira exposição no Museu de Belas Artes de Buenos Aires.
Em 1952 já radicado na Bahia é convidado a trabalhar no filme "o Cangaceiro" de Lima Barreto, fez 1600 desenhos de cenas, como diretor do filme e figurante.
Em 1957 naturalizou-se brasileiro e viajou para a América Central, Mexico, Guatemala, Panamá e Estados Unidos, aonde ganhou um concurso internacional para escolher o artista que faria os painéis da American Airlines.
Nos anos 60 recebe premios na VI Bienal de São Paulo e no Museu de Arte Moderna de Salvador.
Publicou seu album de desenhos e o livro 7 Portas da Bahia aonde mostra índios, pássaros e bichos no mapa de Brasil que decorou os aviões Eletra II da Varig.
Muitos premios o consagraram no Japão, França, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra e sobretudo aqui no Brasil.
Orixás, candomblé, deuses, mulheres, feitiços, danças, bailarinas, pescadores, figuras da cultura afro brasileira foram retratadas de forma colorida e festiva: assim é a belíssima obra de Caribé!
Hoje no Aeroporto Internacional de Miami você pode reconhecer em seus painéis o estilo, a cor e o desenho preciso, a arte vibrante deste fabuloso artista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário