Poucas vezes na vida veremos um Araverá, uma árvore exótica e diferente que carrega uma lenda vinda de Santa Cruz, na Bolívia, ali chamada de Toborochi, a árvore grávida.
Quando o mundo se iniciou, os Anãs ou espíritos das trevas, gostavam de assassinar humanos, assim a lenda no conta que Araverá, a bela filha do cacique Ururuti, se casou com Colibrideus ( beija-flor) estava gravida e iria dar a luz a um menino, que a libertaria dos espíritos do mal, por isso resolveram matá-la.
Com a ajuda do marido Araverá fugiu da ladeia indígena, mas os espíritos a seguiram, cansada se escondeu dentro de uma árvore, de um tronco de Toborochi, aonde deu a luz ao menino, que cresceu e cumpriu a profecia de vingar a mãe.
Araverá teve que ficar dentro da árvore até morrer, hoje a lenda termina contando que ela gosta de parecer sob a forma de uma linda flor que atrai beija flores, de maneira a se encontrar com seu amado marido Colibrideus.
A natureza nos conta histórias pitorescas, revelam contos que sugerem o porque essa árvore tem essa forma bem gorda e diferente, uma curiosidade a ser conhecida pelos meus leitores.
Informo que as fotos publicadas estão na Internet em sites bolivianos.
Se quiser falar comigo escreva para dorasantoro@uol.com.br
@studiofloraldorasantoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário