No século 20 surgiram os primeiros cordões e os famosos "corsos", carros que desfilavam animadamente em grupos pelas ruas, animados blocos carnavalescos, o maior deles o Galo da Madrugada, de Recife.
A festa cresceu, as marchinhas deram vez aos grandes enredos das Escolas de Samba que deixaram o carnaval mais animado e muito popular.
A primeira Escola surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, depois passou a ser a Estácio de Sá, hoje desfilam no Rio inúmeras Escolas, as mais famosas são: Beija Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Porto da Pedra, Salgueiro, São Clemente, União da Ilha, Unidos da Tijuca e Bila Isabel, e outras que dão um show no Sambódromo.
Em São Paulo as Escolas favoritas são Rosas de Ouro, X 9 Paulistana, Pérola Negra, Gaviões da Fiel, Vai Vai, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Nenê da Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Águia de Ouro, Império da Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé entre outras que levam um espetáculo de cores e ritmo ao som de suas baterias espetaculares.
O coração bate forte ao ver as plumas, brilhos, adereços, alegorias maravilhosas, tambores que explodem no ritmo e nos deslumbram ao passarem as Escolas de Samba que tomam conta da avenida do samba, o Sambódromo lotado mostra ao mundo um show que conta histórias de um povo louco por Carnaval!
E amanhã ainda tem mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário