Um grande pintor do realismo americano, fundador da Escola de Ashcan de Arte Norte Americana é William Glackens, que viveu de 1870 a 1938, vamos ver suas belas obras.
Glackens nasceu na Philadelphia e vem de familia de artistas, o irmão cartunista e ilustrador, formou-se na Central High School em 1890.
Seus trabalhos possuem tons escuros e cenas que reproduziam a vida cotidiana americana de sua época.
Glackens trabalhou como ilustrador para jornais e revistas na Philadelphia e em Nova York.
Em 1895 Glackens viajou para a Europa com amigos pintores para mergulhar na arte europeia e colocar outros cenários em suas pinturas.
Visitou a Holanda aonde se encantou com os grandes mestres, depois para a França aonde alugou um estudio com Robert Henri e como pintor começou a ganhar notoriedade em 1901.
Em 1904 de volta aos Estados Unidos casa-se com Edith Dimock, uma artista de Connecticut e forma sua familia tendo duas filhas.
Junta-se a um grupo de pintores realistas que participaram de várias exposições denominado Ashcan e que posteriormente fundaram a Escola de arte.
Tendo recebido grande influencia de Renoir recebeu medalhas de ouro na exposição da Academia de Belas Artes da Pensilvania em 1933 e 1936.
Em suas pinturas descreve cenas da vida urbana em Paris e seus subúrbios, pintou teatros e parques de Manhattan, fez retratos como o de Edith, lindos!
Glackens é considerado um dos artistas mais influentes do realismo americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário