quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Paisley

     Um tecido tão na moda e tão antigo é o paisley, com certeza você o conhece e vai saber mais sobre sua história.



    Um termo inglês que tem origem persa, tornou-se popular nos séculos 18 e 19, com tecidos produzidos na Índia em bordados e lindos brocados.



     Os primeiros paiseys eram xales de Cachemira, que foram imitados pelo mundo afora, assemelhando-se a uma lágrima torcida, o padrão tem no Irâ e na Índia sua origem, mas seu nome é ocidental de West Scotland, Escócia, aonde foram produzidos inúmeros desenhos.



     Nas dinastias persas antigas o padrão paisley era usado em roupas da corte e depois foi usado na arquitetura, no Irã são feitos com fios de ouro e prata para casamentos e ocasiões especiais, em jóias, afrescos, cortinas, toalhas de mesa, colchas, tapetes e cerâmicas.



    Nos anos 70 foi muito usado e era conhecido como padrão cachemire, hoje em lãs, algodão, seda, o paisley está presente no mundo da moda e da decoração.



    Hoje nas vitrines das grandes lojas a moda é paisley em casacos, vestidos, alpargatas, chapéus, bolsas e uma infinidade de acessórios além de cadernos, estojos, forrados com uma tecido bonito e que tem história para contar!



   Até as confeiteiras elegantes aderiram ao paisley em seus biscoitos e bolos decorados com o padrão atual! Tudo muito lindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário