quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Romã

     Uma fruta bonita vinda do Mediterrâneo é a romã, nascida da romãzeira, consagrada pelos gregos antigos á deusa Afrodite como um símbolo de amor e fertilidade.


    Seu interior é subdividido por finas películas que possuem várias sementes e uma polpa comestível avermelhada, adocicada, de sabor agradável, há a vermelha e a amarela que é um pouco mais ácida.




    Romãs e suas belas flores tem origem na Grécia, Síria, Chipre e Irã e sua importância é milenar, pois aparece em inúmeros textos bíblicos, ligada á paixão e a fecundidade, na pintura de Boticelli aonde Nossa Senhora segura o Menino com uma romã nas mãos, é um símbolo de amor divino!



     Para os judeus a romã é um símbolo religioso acrescentando a cada ano novo que chega a esperança de ser melhor do que o outro, há uma crença de que a partilhar no Ano Novo e guardar 7 grãos de romã na carteira para atrair dinheiro e sorte!



    Na Idade Média a romã era uma fruta importante que aparecia nas fábulas e histórias, citada por Shakespeare em Romeu e Julieta e os árabes salientavam seus poderes medicinais como alimento.



     Hoje é cultivada em mais de 100 países, é uma fruta que ajuda a reduzir a pressão arterial, para gargarejos na dor de garganta, antiespasmódica, diurética, é boa para "limpar" a voz para cantar, contra vermes, antioxidante e um antibiótico natural.



    Que fazer um nutritivo suco de romã, vamos lá:
     2 litros de água
     1/2 xícara de mel
     2 pedaços de canela em pau
     3 cravos da Índia
     a polpa de 20 romãs maduras


Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo, coloque a polpa da romã para ferver por 2 minutos e desligue, sirva frio ou gelado como preferir.


     Um drink gostoso é Martini Pomegranate, feito com romã e bem saboroso!
     Use e abuse da romã, ela é tudo de bom!
   

Um comentário: