terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tamarindo

     Tamarindo é uma fruta exótica, cujo nome vem do árabe, tâmara da Índia, originária das savanas africanas, vamos saber mais a respeito.



    Aqui no Brasil é uma fruta tropical encontrada nas regiões Norte e Nordeste, uma árvore bem decorativa com uma copa densa, bem bonita, possui flores amareladas levemente avermelhadas que formam pequenos cachos.



    O tamarindo se assemelha a uma vagem alongada, chega a ter de 5 a 15 cm de comprimento com uma casca parda, escura, grossa e quebradiça, com 3 a 8 sementes em cada uma delas.



     Um gosto cítrico, adocicado, o tamarindo serve para ser comido ao natural, em sucos, sorvetes, doces, bolos, xaropes, licores, e é também utilizado para tempero de arroz, carne e peixes agregando um delicioso sabor aos alimentos.



     A madeira do tamarindo é resistente a cupins, boa para fabricação de móveis, brinquedos, pilões e carvão vegetal.



     Uma fruta com fibras, fonte de minerais, vitamina A e C, antioxidante com boa ação terapêutica, o tamarindo com seu gosto agridoce fica bem gostoso em receitas de lombo suíno, peito de perú e assados em geral, sabores da culinária tailandesa para você experimentar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário