sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Biscoito Finlandês

     Já bem conhecido no mundo todo é o biscoito finlandês, chamado piparkatus, uma verdadeira delicia, você já experimentou?



     Um típico biscoito a base de especiarias, uma tradição finlandesa que foi trazida ao Brasil pelos primeiros imigrantes vindos da Finlândia, que se instalaram em Penedo, Rio de Janeiro e que ali mantém seus costumes e deliciosas receitas.



     Aqui vai uma receita de pipari para você experimentar:
 250 gr de manteiga
400 ml  de açucar
200 ml de melaço de cana
200 ml de água
1 colher (sopa) de canela
1 colher (sopa) de cardamono
1 colher (sopa) de cravo moído
1 pitada de gengibre em pó
1 colher(sopa) de bicarbonato em pó
1 xícara de açucar
3 xícaras de farinha de trigo


     Coloque o açucar, a água e o melaço de cana em uma panela no fogo alto para aquecer rapidamente, retire a panela do fogo coloque a manteiga em cubos, num outro recipiente com os temperos acrescente a calda quente para derreter a manteiga, mexa bem e deixe esfriar.


     Em outro recipiente coloque a farinha, o bicarbonato junte á mistura da manteiga, a massa fica líquida, deixe-a por 2 dias na geladeira coberta com papel filme.
    Para fazer os biscoitos retire da geladeira um pedaço da massa, polvilhe em uma superfície farinha de trigo e abra a massa com um rolo e corte os biscoitos com forminhas, asse-os em forno pré aquecido a 180 graus, em assadeira untada por 10 minutos, deixe esfriar e você pode polvilhar açucar cristal, de confeiteiro e decorá-los.



   São bem utilizados no Natal  e Páscoa com decorações tradicionais, a mesma massa também pode ser cortada em tiras largas para se fazer as típicas casinhas finlandesas e biscoitos de bonecos de neve, ficam lindas!



2 comentários:

  1. Boa tarde. Estou louca para experimentar essa receita. Só fiquei com uma dúvida. No início da receita tem 400ml de açúcar? E no final diz 1 xc de açúcar.

    ResponderExcluir
  2. Ola a xícara de açucar no final é do tipo cristal para salpicar nos biscoitos.

    ResponderExcluir