quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Yoruba Povo e Arte

          O povo Yoruba ocupa a parte Sudoeste da Nigéria, corresponde a 20 % da população do país, para ali migraram no período medieval, vamos conhecer um pouco desta maravilhosa cultura.


          Este povo tem muitas histórias sobre sua origem, conta-se que Oduduwa, pai de Yoruba foi enviado por Deus do céu para criar a Terra e a raça humana.


          Acreditam ser um povo que habita o mundo desde a sua criação, falam a lingua yorubá e são de religião cristã.


          Aqui no Brasil há muitos dêles, são conhecidos na Bahia como nagôs, africanos que vieram desde a colonização, com todas as suas tradições.


 
          Para dar o nome ao filho que nasce há uma celebração que envolve a comunidade toda, participam dando as boas vindas ao recem nascido, é distribuída pimenta a todos e o bebê recebe água e mel para ser purificado e abençoado.


            Hoje, o rei Ilê Ifê, seria como um Papa negro, é o homem que representa toda a cultura negra iniciada por Oduduwa.


           A morte também é um momento importante na vida dos yorubas, creem na reencarnação, porisso não são enterrados, assim depois da morte serão reintegrados á natureza.


           Sua cultura, fé, religiosidade e misticismo fazem deles um povo unido por tradições, danças, cantos e musicas.


          Artesãos por natureza, criam lindas peças em madeira, metais, bronze, cimento e argila.


            O trabalho em contas e miçangas é maravilhoso e rico, assim como os teares produzem peças coloridas, xales, bolsas e outros acessórios.


            Há vários livros sobre os Yoruba, uma cultura milenar, cuja história encanta e mostra a arte e a alma de um povo negro muito interessante e rica em beleza!


           Sou apaixonada pela arte africana, seu artesanato, seus bordados, seus tecidos, seu legado ao mundo. Olhem que original esta bolsa feita com a escultura e a palha artesanal!

Um comentário: