quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Floresta Amazonica

            Vamos conhecer uma riqueza brasileira, uma das 7 maravilhas da natureza, uma reserva natural deslumbrante: a floresta Amazonica!


            A floresta cobre mais de 2 milhões de km2 de superfície da terra, fazendo parte de 8 países sul americanos.


          Sua maior parte encontra-se no Brasil, cortada pelo Rio Amazonas e seus inúmeros afluentes, com uma camada contínua de copas de árvores formando uma imensa massa verde.


          Mais de 1\3 das espécies do mundo, plantas e insetos, vivem na floresta Amazonica, mais e 200 espécies de árvores, e mais de 20 milhões de pessoas incluindo as nações indígenas.


           A diversidade e o contraste da vida na floresta é surpeendente: a Vitoria Regia, a maior flor do mundo, a aranha Caranguejeira é do tamanho de uma bola e há espécies de macacos que só pesam 130 gramas!


           A bacia amazonica é o maior reservatório de água doce do planeta e cerca de 1\5 de água do planeta corre através do Rio Amazonas.


           O chão da floresta é coberto para uma camada fina de plantas que recebe só 2% de luz solar.


           Sua vegetação é espetacular, um ecossistema rico para muitos organismos vivos, flores exoticas foram catalogados por Margareth Mee, durante 30 anos de sua vida.


            É lar de 2.500 espécies de insetos, 40.000 espécies de plantas, 3.000 espécies de peixes, 1.300 tipos de aves, 430 mamíferos, 430 anfíbios e 380 répteis foram classificados ali.


         Araras, tucanos, tuiuius, jacarés, onças pintadas, sucuris, enguias, piranhas, sapos venenosos, parasitas, morcegos, todos convivem nesta imensa riqueza com a espetacular vegetação da floresta.

   
          Há hotéis diferentes, construídos em palafitas no meio da mata, como o hotel Ariaú, confortável, oferecendo ao turista a vida em meio ao verde e aos animais, já estive lá, é sensacional!


Nenhum comentário:

Postar um comentário