sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de los Muertos

          Hoje os povos cristãos honram seus mortos em celebrações de várias formas, o Dia de los Muertos no Mexico é uma comemoração diferente, tem origem pré-hispânica e traz de sua história a alma desta festa.


           Coincide com as comerações aos mortos no mundo católico e também do Dia de Todos os Santos, o povo todo participa fantasiado, com o rosto pintado, incluindo as crianças.


           Esta festa mexicana expandiu-se para os países da América Central e Estados Unidos, e a Unesco a declarou como Patrimonio Cultural da Humanidade.


            Os primeiros povos da etnia mexicana os maias, purepeches e totoraca já faziam rituais que celebravam os mortos há 3 mil anos.

          
            Conservavam os cranios como troféus que eram mostrados nestes rituais e que simbolizavam a morte e o renascimento.


           A Fiesta de los Muertos hoje é um simbolo nacional que é ensinada com fins educativos nas escolas, para preservar a cultura e a história mexicana.


            Preparam mesas e oferendas, colocam fotos dos falecidos familiares e seus jogos preferidos, tequila e flores amarelas chamadas cempasuchilas.


            Os esqueletos sorridentes são feitos de vários materiais: pães, doces, biscoitos, chocolates que são oferecidos aos amigos, vendem-se souvenirs macabros, coloridos, é interessante.


            É uma festa alegre com fantasias, máscaras, roupas típicas, muitas flores, muitas caveiras tudo num tom descontráido, que faz da morte um encontro feliz com seus antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário