quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Árvore Sagrada do Mediterrâneo

    Atualmente o azeite de oliva é uma fonte de saúde e sua origem é das oliveiras do Mediterrâneo, vamos conhecer um pouco de sua história.



    Na Grécia antiga a oliveira era considerada uma árvore sagrada, com múltiplos significados como sabedoria, abundância e glória dos povos.



    Uma árvore com tradições religiosas, místicas, culturais, medicinais e gastronômicas.



    A oliveira na mitologia foi consagrada aos deuses: Júpiter, Minerva e Apolo, deus da cura, da luz, da música, da poesia, de profecias e protetor de atletas.



   Nos jogos e competições o vencedor recebia a coroa de folhas de oliveiras, que simbolizavam a  vitória, uma verdadeira jóia!



     A mesma coroa é a de Fauno, figura mitológica que personificava a virilidade e o prazer, as oliveiras eram encontradas esculpidas nas portas e pilares dos templos, que eram confeccionados de sua madeira.



     A Biblia conta que Jesus recorre ao Jardim das oliveiras e isto foi fonte de inspiração para Beethoven compor uma de suas magníficas obras.



     Ainda na Bíblia, Noé depois do dilúvio, em sua Arca, recebe um ramo de oliveira no bico de uma pomba, na certeza de ter voltado em terra firme.



   Como vocês veem a oliveira tem motivos para ser considerada a árvore sagrada do Mediterrâneo, um símbolo de paz, de saúde, de proteção e de equilíbrio!










Um comentário:

  1. Uia! Uma delícia ! Amo azeitonas Bom ler tudo sobre a oliveira! Excelente! Grande abraço!

    ResponderExcluir