quarta-feira, 4 de julho de 2012

Papel Maché

           Papel Maché é uma palavra originária do francês que significa papel picado, é um tipo de artesanato fácil de se fazer, veja quantas coisas lindas podem ser feitas.   


A arte do papel maché surgiu na China dois séculos A C, também conhecida na Pérsia  e na India.
Na França e na Italia a técnica era usada para execução das máscaras do Carnaval de Veneza.


          A massa deste tipo de artesanato é feita com papel cortado, com cola branca e depois moldam-se os objetos de diferentes formas, utilitários, brinquedos ou decorativos.



           Para fazer a massa rasgue uma folha de jornal em tiras finas, coloque numa bacia com água e deixe    por um dia, despedace o jornal esprema em montes para retirar toda a água, desmanche as bolas úmidas, acrescente a cola branca e amasse até que a cola se incorpore ao jornal, amasse muito bem e daí estará pronta para modelar.


        Vou dar outra receita: num balde com água coloque uma tampinha de água sanitária, coloque um rolo   de papel higiênico branco, retire o papelão interno, deixe por algumas horas e desmanche o papel molhado todo, mexa bem até dissolver bem e use uma peneira para retirar o excesso, espremendo o papel pressionando para retirar toda a água.


     Vire em cima de um tecido de algodão enrole e torça bem para retirar o resto da água, numa outra vasilha coloque o papel esfarele bem coloque a cola branca e vai misturando bem até que a massa esteja lisa para ser usada.


             A massa deve ser usada no dia em que foi feita ou guardada na geladeira se for usada no dia seguinte e o objeto depois de feito deve secar por dois dias antes de ser pintado.

            
             Use tintas acrílicas para pintar sua peça e depois de pronta aplique um verniz fosco ou brilhante em spray para fazer o acabamento.


Experimente, você vai se divertir!
           Uma curiosidade: na Noruega foi construída uma igreja feita de papel maché que durou 37 anos sendo demolida posteriormente.



Um comentário: