quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cultura Berbere

    Um dos povos mais antigos do continente africano são os berberes, conhecidos como Imazighen ou Amazigh, cuja cultura é vasta e muito interessante.



   Segundo a história os berberes viviam em tribos no deserto do Saara, em zonas aonde hoje estão os países como a Argélia, a Mauritânia e o Marrocos.



    Muitos marroquinos são descendentes dos berberes, se adaptaram ao rigor climático do deserto e andar de camelo fez deles transportadores, que seguiam as caravanas de mercadores, vendendo pedras preciosas, peles, tecidos e especiarias.



    Suas tradições tribais são ainda cultivadas como os trajes, a música, os alimentos e são três os grupos: tuaregues, tamazights e chleuhs.



    Há mais de 4 mil anos estão presentes no Norte da África, organizados em famílias patriarcais, seus diferentes idiomas são falados por mais de 6 milhões de pessoas, com suas raízes fortes, passam suas histórias oralmente, criam gado, sua arte é expressiva e são nômades com laços tribais e familiares muito importantes.



  Os berberes traziam e levavam informações e aspectos culturais por onde passavam, sua marca proveniente da Pérsia está presente numa cultura de "homens livres".




Nenhum comentário:

Postar um comentário