sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cartas de Baralho

   O baralho é um conjunto de 52 cartas que são utilizadas para vários jogos, possui quatro naipes: ouros, copas, espadas e paus, representado por figuras e números, uma diversão e um passatempo para muitas pessoas.



     Os jogos de baralho são muito antigos, os senhores feudais, na Idade Média, apostavam terras e escravos, promovendo a riqueza de uns e a pobreza de outros.



     Há o baralho cigano composto por 36 cartar com significado cósmico: 4 naipes com outras figuras e é usado para leitura de tarot.



    Fazer mágicas com baralho é uma das curiosas atividades dos mágicos e ilusionistas que distraem o público com seus truques de manuseio rápido e criativo.



     Reproduzidas em telas e mosaicos, as cartas são inspiração para muitos artistas e há os modernos adesivos decorativos até para portas.



      Usadas nas histórias como a de Alice no País das Maravilhas, de 1865, aonde as cartas falavam, ou com fotos de artistas hollywoodianos famosos como Robert Mitchum, em 1950 e muitos outros.



      Divertidas estampas mudam as clássicas figuras do baralho com artistas plásticos como Frida Kahlo e Diego Rivera ou em jogos infantis como o divertido Mico Preto!




      Cartas de baralho, um entretenimento antigo, interessante, curioso e que ajuda a manter alerta nosso cérebro, dos 8 aos 80 anos!




4 comentários:

  1. Oi Dora queria... que interessante essa historia das cartas de baralho,todos nos gostamos desta diversao mas sabiamos muito pouco a respeito....ate agora e claro ... bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida viu que interessane e curioso como são usadas de várias maneiras, são divertidas! Obrigada, bj

      Excluir
  2. Sou designer e tenho uma página no Facebook... e estou no momento falando sobre a arte das cartas.. Adorei seu blog... super claro, lindas imagens , e gostaria de publicar na minha pagina algumas cartas antigas, que ví no google. É permitido?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lena há pouco tempo as leis da União Européia te obrigam a ter o consentimento deles para publicações,tenho feito hoje publicado cookies brasileiros e americanos informe-se melhor sobre as configurações do HTTPS e boa sorte!

      Excluir