segunda-feira, 17 de março de 2014

Flores Comestíveis

   
         Você com certeza já viu pratos decorados com flores e se perguntou será que posso comê-las, sim existem flores usadas na culinária, são comestíveis e os antigos romanos já usavam violetas e rosas para enfeitar seus pratos.




         Algumas flores podem ser utilizadas na alimentação, outras são tóxicas, assim sendo é preciso conhecer e saber quais podem ser experimentadas nos alimentos.



         Pétalas de rosa tem sabor agradável para pratos fritos, a capuchinha é decorativa, cor de laranja, tem vitamina C e tem gosto levemente picante.


   
           A calêndula era usada desidratada ou não em saladas e crepes, já o amor-perfeito fica lindo e dá graça á saladas e sobremesas.


   

           Couve flor, brócolis, alcachofra também são flores e ficam muito decorativas nos pratos, a flor do Ipe rosa e a viola odorata, que é diferente da violeta africana mais comum, é usada fresca na decoração de bolos, pudins e sorvetes.




          Embora deem beleza á decoração culinária é preciso muito cuidado e conhecimento para se utilizar flores, é sempre bom perguntar para quem sabe antes de experimentá-las.



          A flor da camomila amarela é usada para chás e geléias, pistilos de açafrão dão sabor á paellas, e as pétalas de prímulas doçam as sobremesas.


          Mas não resta a dúvida é muito lindo ver um prato bem decorado com flores...





Nenhum comentário:

Postar um comentário