segunda-feira, 20 de maio de 2013

Juá

         Uma planta pouco conhecida, cujo fruto amarelo é lindo e decorativo, chamada de juá ou joá, jurubeba, enjoáa, é a "fruta do espinho".


         O juazeiro é uma árvore de porte médio, com 10 mts de altura, bonita, frondosa e espinhosa.


          Folhas lustrosas, flores pequenas, roxo e amarelo, em formato de estrela, e seus frutos em cachos amarelos.


         O fruto é um pequeno globo , amarelo, comestível com um pedúnculo, parece uma pitomba, é branco por dentro, doce e com uma semente em 2 metades.


         Uma árvore de crescimento lento que vive 100 anos, seu habitat são regiões tropicais do mundo e há mais de 100 espécies diferentes.


         Desta planta tudo é utilizado, as folhas, os frutos, a casca e a raiz, um tipo original de juá é o bravo, com pequenas esferas agregadas,conhecida popularmente como teta-de-vaca.



          Típico da regão nordestina brasileira e das áreas secas da Argentina, Bolivia e Paraguai.


          Suas folhas são aproveitadas como alimento para o gado, seus frutos para a culinária, de sua madeira são feitos móveis e cabos de ferramentas e também carvão.



          Possui vários principios ativos como óxido de cálcio, proteínas e sais minerais e é usado na medicina como adstringente, antinflamatório, anti-gripal, cicatrizante, expetorante e tonico capilar.


          Seu fruto rico em vitamina C é utilizado para dor de estomago, placas bacterianas, febre,gengivite e queda de cabelo.


         Na fitocosmética é usado na fabricação de sabonetes, shampoos, loções para pele, produtos de higiene bucal e para o couro cabeludo.


          Uma fruta completa, eficaz, bactericida, curiosa e interessante!



Um comentário:

  1. Tive o prazer de degustar os frutos e afirmo que tem um excelente sabor, e por incrivel que pareca o mal estar que estava sentindo no estomago desapareceu.

    ResponderExcluir