quarta-feira, 22 de maio de 2013

Celadon

          O termo celadon não é conhecido por todos os ceramistas, mas certamente por colecionadores de cerâmica e porcelana chinesa antiga.


          Na verdade os chineses nunca ouviram falar a palavra celadon, pois teve origem numa peça francesa do século 17, L'Astree, aonde um pastor se vestia com uma roupa verde acinzentada e nesta época chegavam á França as porcelanas chinesas verde claro e o nome foi atribuído á elas.



          Estas cerâmicas e porcelanas chinesas que chegavam á Europa se tornaram uma paixão pelos amantes de peças de chinoiserie, a arte que vinha da China.


          A China da época produzia as peças de cerâmica em tons verde mais claros e mais escuros, conforme o lugar da produção e a temperatura dos fornos.


          Império Ming e Sung foram a época da maior fabricação destas maravilhosas peças e que levadas para Europa eram catalogadas por conhecedores de arte.



          Verde claro, escuro, acinzentado, amarelado, azulado, tons adquiridos pelo óxido de ferro em suas mutações devido ao calor dos fornos.


          Foram catalogados celadons do Norte, do Sul, cuja fase áurea na China foi entre os séculos 9 e 14 e posteriormente retomadas no século 18.


          A Coréia copiou o celadon com características próprias, com um material um pouco diferente, um efeito vidrado mais delicado, com flores, figuras e paisagens gravadas na porcelana.



          O celadon é uma arte presente até hoje entre os conhecedores e amantes de cerâmicas antigas, são lindas e uma paixão a ser descoberta por muitos ainda!


         Réplicas hoje são encontradas em cópias com muita qualidade e precisão em suas cores.

           Celadon, uma arte milenar! Decorativa e atual!



Nenhum comentário:

Postar um comentário