terça-feira, 22 de maio de 2012

Violetas

            As pequeninas violetas são as preferidas aqui no Brasil, flores que não tem perfume, mas esbanjam graça!


            São de cores variadas, lilás, roxa, azul, rosa e branca, originárias do norte da Africa que chegam a ter 15 cm de altura.


            É muito fácil cuidar de uma violeta, ela pecisa estar plantada em um vaso de barro para melhor absorção de água e não gosta de ficar exposta a sol direto, preferem meia-sombra.


            Para plantar uma mudinha prepare o fundo do vaso com pedriscos para drenagem, depois preencha metade do vaso com uma mistura de terra+humus, coloque a violeta e complete com o resto da terra preparada.


            A violeta era a flor preferida dos deuses da Grécia Antiga, representava o amor de Zeus por sua sacerdotiza na mitologia grega.


            Os antigos Romanos também apreciavam as violetas, o imperador Heliogábalo, famoso por suas festas floridas, mandava preparar seu banho com flores de violetas, além de decorar também o seu palacio.


            Aqui no Brasil a mais conhecida é a violeta africana e não se deve nunca molhar suas folhas ou flores, coloque a água na terra do vaso.

  
            Uma curiosidade sobre a violeta: é usada na medicina homeopática no tratamento de reumatismo, tosse e dor de ouvido.
           Na indústria cosmética é usada na fabricação de sabonetes, talcos, perfumes e desodorantes.

Um comentário:

  1. Parabéns pela linda postagem! Estava pesquisando flores de cor azul para fazer "BOUQUETS DE NOIVAS" e acabei encontrando seu BLOG!
    Vou te seguir pois gostei muito e também tenho um blog BOUQUETS PARA NOIVAS.
    Abraços!

    ResponderExcluir