Gostaria que vocês conhecessem o trabalho lindo da artista inglesa Margaret Mee, que fez cerca de 60 desenhos sobre as flores da Amazonia.
Ela é considerada uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX e seu belíssimo livro Flores da Floresta Amazônica nos mostra maravilhas.
Em suas aventuras na Amazonia, desde 1956, ela nos conta sobre a riqueza das flores, árvores, aves e animais da região.
Fala de seus caminhos, suas rotas, itinerários e plantas encontradas, assim como sua opinião sobre a floresta Amazônica, flora e fauna.
Em um trecho do livro ela diz "De lá navegamos correnteza acima no Rio Demini, entrando por um canal estreito de jarás, uma pequena árvore que durante o período das cheias fica parcial ou totalmete imersa...
Em seus caules fibrosos agarrava-se uma orquídea com flores em formato de sino em tons de roxo, marrom e creme chamada Galeandra Devoniana. Seu perfume preenchia o ar!"
Que maravilha poder ter contato com tanta beleza ...e no livro ela nos mostra a riqueza das orquídeas e outras flores que encontrou : Catléias, Oncidiums, Gustavias, Heliconias e muito mais.
Um belíssimo trabalho, uma leitura fascinante para os amantes de flores exóticas, um pouco da nossa Amazonia para o mundo!
Obrigada á Margareth Mee por sua arte. Uma pesquisa tão importante pra todos nós brasileiros!
Se quiser enviar sugestões escreva para dorasatoro@uol.com.br
These are marvelous, I did not know the work of Margaret Mee and I love it! I am proud to share a name with her!! Thank you so much for posting them.
ResponderExcluirPrezada Sra Dora Santoro,
ResponderExcluirTenho uma consulta a respeito da penúltima imagem na página sobre Margaret Mee. Um amigo nosso, inglês e bastante conhecedor da obra completa dela, acredita não ter visto esta versão da “Flor da Lua” ou “Moonflower” antes e pergunta se a Sra conhece a procedência e se faz parte de uma coleção específica.
Atenciosamente,
David Lorimer
Ola David, meu posté sobre Margareth Mee e seu trabalho como ilustradora botânica, tendo morado na Amazonis por 30 anos conheceu muitas maravilhas como a Flor da Lua a que ela se refere em seus trabalhos. O que sei a respeito da flor é que não se sabe ao certo a sua origem, pode ser da India, das zonas tropicais como o Mexico, e que quando floresce dura apenas horas.Margareth nos conta sobre sua londa espera noturna para ve-la abrir.Agradeço sua atenção.
Excluir