quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Simbologia das Àrvores

             Desde a Antiguidade as àrvores eram ligadas aos deuses e ás forças místicas da natureza, tais como a fertilidade, espíritos e energia Divina.


            A àrvore é o simbolo da vida em perpétua evolução e ascensão ao céu, faz tres comunicações importantes: a primeira com o subterrâneo através das raízes, a segunda com a superfície da Terra pelo tronco e galhos inferiores e a terceira com as alturas por galhos superiores.


            Figueira - considerada a àrvore sagrada da India, simboliza a fartura e a imortalidade.


            Pinheiro - simboliza a vida longa, sobrevivência e regereração.


            Carvalho - representa a força, a firmeza e a resistência, é a àrvore venerada pelos antigos Celtas que se reuniam nos bosques sagrados dos carvalhos para rituais de magia, é chamada a àrvore da vida.


            Oliveira - as olivas, azeitonas, eram sagradas para a deusa grega Atena porisso a coroa de oliveiras era presenteada ao vencedor dos Jogos Olímpicos.


                   Aveleira - àrvore mágica de onde se tira a varinha mágica e pode-se descobrir com ela tesouros e água, traz boa sorte e produz avelãs.


            Loureiro - representava em Roma Antiga a vitória porisso a coroa de louros como recompensa.
         
           Palmeira - eram utilizadas em funerais representando a vida após a morte.


           Cedro - simbolo da força e fidelidade.

            Macieira -  segundo a tradição cristã e judaica a maçã é o simbolo do pecado original, era o fruto da Àrvore do Conhecimento, do bem e do mal.


            As florestas são simbolos do espaço de mistério, exercitam a imaginação como fonte de crenças, lendas, contos infantis, fadas, duendes, gnomos, ninfas, faunos e lobisomens.
           Quando contamos histórias do Chapeuzinho Vermelho, João e Maria ou Os Tres Porquinhos nem percebemos a simbologia do medo e do mistério presentes na imaginação dos pequenos ouvintes, mas afinal todos nós ouvimos, contamos e todos gostamos de sentir um medinho...

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário