quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bromélias

            Com certeza você conhece uma bromélia , existem paisagismos lindos feitos com varias de suas espécies.
           Planta tropical de alta resistência que gosta de viver apoiada em outra planta para sua sustentação, para obter luz e ventilação.
            É uma planta resistente e de fácil cultivo, existem 58 generos e 3172 espécies.


            São comuns na Mata Atlantica e sua importância está no armazenamento de àgua e matéria orgânica, facilitando o ambiente de morada para microrganismos.

   
             O que você não sabia é que o abacaxi é uma bromélia, além do fruto também conhecido por ananás, ela tem função importante ao ser fonte de fibras na fabricação de telas e redes, além de ser usada como planta ornamental e medicinal.



            Há alguns tipos bem comuns que você pode observar hospedadas nos caules de palmeiras e que dão pequenas flores rosa.


            No Jardim Botânico do Rio de Janeiro há um Bromeliário importante que foi criado por Burle Marx com espécies diferentes, hoje um ponto turístico a ser visitado.
            Há outros bromeliários espalhados pelo Brasil todo, já que a bromélia é uma planta tropical de fácil cultivo apropriada para lindos paisagismos .



                Há bromélias para todos os ambientes: sol, meio sol, sombra. São muito variadas em cores, tamanhos, podem ser plantadas em vasos, em jardins diretamente no solo, ou em painéis de parede, são sempre muito decorativas e ornamentais.

            Hoje em dia com o problema da dengue as bromélias precisam ser tratadas em casa , jardins ou ambientes fechados com um pouquinho de cloro ou àgua sanitária , na àgua retida no seu interior para protegê-las.
           Bromélias plantas bem brasileiras, bonitas por natureza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário