Saint Michel é São Miguel, e o mosteiro data do século 13, faz parte das 3 cidades: Aignes-mortes, Caucassone e Avignon.
Eram cidades fortificadas que serviam de elementos de defesa, na França eram mais de 300, as "bastides", projetadas e construídas em toda a Europa.
O Castelo de Saint Michel é um dos pontos turísticos mais visitados pelos viajantes, é uma abadia dos monges beneditinos e ao seu redor formou-se uma vila, com pequenos restaurantes e lojinhas.
Durante a Guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra, foi usado como fortaleza resistindo ás tentativas inglesas de invasão, tornando-se assim um símbolo da identidade francesa.
Após a Revolução Francesa ( 1863) o monte foi usado como prisão e a partir de 1979 decretado Patrimônio Mundial da Unesco.
O monte é ligado ao continente por um istmo, ás vezes fica coberto pela maré alta, em 1879 o istmo foi reforçado passando a ser uma passagem seca e perene.
Ali pude assistir há alguns anos uma missa com canto gregoriano, deslumbrante, emocionante!
Se você puder vá ver de perto, conhecer a beleza, a grandiosidade e a religiosidade que Saint Michel oferece: é maravilhoso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário