terça-feira, 21 de abril de 2015

Rabanete

    Um legume com sabor definido, forte, característico é o rabanete, um concentrado de vitaminas que deve ser consumido sempre.


     Levado da China para o Egito, o rabanete é originário da região mediterrânea e o que comemos é a sua raiz avermelhada, rica em fibras, vitamina C, minerais, como fósforo e potássio.


     Pode ser consumido cru, em saladas, tem a capacidade de limpar os dentes e é um expectorante natural, estimulante da digestão e como diurético.



   Varia em sua forma redonda, oval ou alongada, a casca pode ser branca, vermelha ou das duas cores, mas a polpa é sempre branca, são vendidos em maços e facilmente encontrados em feiras e mercados.



    Quando cozidos tem sabor menos picante, experimente fazer esta receita de sopa de folhas de rabanete: cozinhe 4 batatas grandes descascadas por 20 minutos, pique as folhas do rabanete e algumas lascas, cozinhe por 10 minutos em outra panela com 20 grs de manteiga.
     Tempere com cebola, sal e bata tudo no liquidificador e para servir coloque uma colher de sopa de creme de leite fresco e rabanetes picadinhos para enfeitar.


    Pode ser oferecido como petisco antes de uma refeição, recheado com mussarela de búfala ou também servido em saladas junto a alfaces picadas e manga em tirinhas.




    Você sabia que pode picar as folhas do rabanete e usá-las como tempero no lugar da salsinha, fica gostoso assado com azeite, sal, limão e pimenta do reino, fique fã dele, vai ser um sucesso e ainda é bem decorativo como um delicado ratinho fácil de ser feito!



 

Um comentário:

  1. Oi Dora, encontrei o seu blog e aqui fiquei. Um blog cheio de imagens lindas nos trazendo muitas inspirações.
    Aqui em casa consumimos rabanetes de vez em quando nas saladas. É muito bom. Já estou te seguindo com muito carinho.
    Felicidades querida,bjss
    http://osimplesmundodemaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir