terça-feira, 28 de abril de 2015

Produtos Filipinos

     Filipinas é um arquipélago com mais de 7 mil ilhas montanhosas, considerado o único país cristão na Ásia, seus mercados artesanais enriquecem a cultura deste lugar com pequenas oficinas de artesanato, que incluem a população em grandes projetos comunitários.



    Trabalhos com conchas, madrepérolas, desenvolvidos por Julliam Mullie, uma freira belga para criar uma nova fonte de sustento para mulheres e jovens nos mostra belos trabalhos.


     Peças de bambu, lanternas, suportes para velas, porta retratos, cestas, são inúmeros s artigos criados e confeccionados por muitos dos artesãos das ilhas.




     Interessantes vassouras de palha são fonte de alimento para muitas pessoas, usam matéria prima das árvores locais, plantas e estes produtos são exportados para o Japão, Estados Unidos, Canadá, Australia, Cingapura e países europeus,



     O conhecido cânhamo Manila, a fibra Ábaca, é obtida de folhas de bananeira, que vão da cor marfim ao marrom, usado para tapetes, produtos têxteis, cordas e papelões.



    Deve ser ressaltado o trabalho artesanal em argila, com belíssimos vasos esculpidos á mão, produtos que agradam nos mercados de decoração.


     Peças de barro, junco, bambu, um belíssimo artesanato de móveis, luminárias, artigos decorativos, bolsas e colares, uma riqueza cultural que as Filipinas oferecem ao mundo.





Um comentário: