Jean Patou, um nome forte na alta costura francesa dos anos de 1920, nasceu em 1880 na Normandia, França, um estilista de classe.
Em 1912 abriu seu pequeno salão de costura chamado" Maison Parry" e toda a sua coleção de 1914 foi comprada por um único comprador americano.
Seu trabalho foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial, quando Patou serviu como capitão, mas em 1919 reabriu sua casa de alta costura, ganhando espaço no mundo da moda!
É considerado o inventor do maiô de malha e das saias de tenis, popularizou o cardigan, um casaco natural e confortável.
Em 1920 desenhava gravatas, em 1925 laçou seu primeiro perfume, em 1930 criava roupas para americanas ricas, com muita fama!
O mais conhecido perfume de Patou é "Alegria", com aroma floral intenso, que sobreviveu até hoje, há outros conhecidos como Amour, Adieu Sagesse, Que sais-je, Caliné, Le Sien, Cocktil e Joy, o segundo perfume mais vendido no mundo, o primeiro é Chanel numero 5.
Patou morreu moço, com 56 anos em 1936, mas sua irmã Madeleine e seu cunhado continuaram a Casa Patou, um ícone francês que tem sua marca no mundo da moda, dos perfumes, um gigante precursor da alta costura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário