Essa é a capacidade de armazenar e evocar informações que nosso cérebro registrou ao longo de nossa vida e nossas experiências, ali tudo está bem guardado, pessoas queridas, lugares bonitos, pratos saborosos, enfim gostamos mesmo é de guardar e se lembrar de tudo o que foi bom!
Pode ser ouvida ou vivida, a memória tem várias opções e focaliza o que buscamos ou não nos lembramos mais dos fatos.
Há quem diga que tem boa memória, com lembranças de fatos marcantes e há quem não a tenha, com mais dificuldade ao se recordar, temos lembranças armazenadas sensoriais e olfativas também, de aromas, perfumes, cheiros de lugares, de pessoas.
Temos a memória visual, como fotos guardadas e a memória do paladar, nos permitindo conhecer e sabores e gostos, os que apreciamos ou não, assim fazemos também vários reconhecimentos armazenados.
A memória é a base do conhecimento, do nosso aprendizado, desde pequenos desenvolvemos a capacidade de memorizar, dando significado ao nosso dia a dia, quando acumulamos mais e mais experiências e hoje há cursos específicos para melhorar a sua qualidade.
E a sua como anda...há bons exercícios para memorizar como jogos, quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprender outra língua, tocar um instrumento, praticar esportes, enfim é sempre importante saber como melhorar a sua, como eu digo: seu baú de saudades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário