Era conhecida na Ásia antiga como a erva da longevidade, os gregos e romanos apreciavam suas qualidades medicinais.
O coentro é originário das terras áridas do Mediterrâneo, daí foi levado para a Europa e usado pelos destiladores dos monastérios franceses para fabricação de digestivos conhecidos, como o Chartreuse e Beneditine.
Os antigos egípcios usavam o coentro para dar sabor ao pão, na Índia as sementes são fervidas na água e bebida como remédio para resfriado, no Peru, nos Estados Unidos, em Chipre, no Brasil o coentro é uma iguaria que muitos adoram e outros abominam pelo seu odor forte.
Com um sabor peculiar e típico, é bem usado na culinária marroquina e brasileira, aqui foi trazido pelos escravos africanos, uma erva que auxilia nos problemas cardio vasculares, a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, é antidiabético e ajuda a manter regulado o nivel de açucar no sangue.
Melhora a qualidade do sono, tem efeitos relaxante, sedativo e alivia o stress, bom para a pele, possui grande quantidade de clorofila por isso desintoxica o corpo.
Receitas como feijão, empanadas, casquinha de siri, hamburguer, lulas, bolinhos de bacalhau, molhos de escabeche, acarajé, bobó de camarão, moquecas ficam saborosos com coentro, além de ser altamente usado na nossa culinária nordestina.
Plante-o num vasinho e coloque na janela da sua cozinha, a erva do bem estará sempre por perto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário