Tarsila do Amaral, nascida em 1886, foi sem duvida uma das grandes artistas do movimento modernista de 1922, sua pintura foi uma criação independente e de vanguarda na arte.
Tendo vivido em Paris, de volta ao Brasil descobre o moderno como linguagem de seu trabalho, casa-se com Mario de Andrade, em 1924 pinta sua obra A Cuca, que representa o personagem do folclore brasileiro.
Em 1928 pinta seu famoso quadro Abapuru - o homem que come - que origina o movimento antropofágico brasileiro.
De 1933 a 1949 é a fase social de Tarsila que começa a escrever para a imprensa, participa de exposições coletivas no Brasil, Uruguai, Chile e aonde ainda ilustra várias publicações.
Em 1950 faz uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Bienal Internacional de São Paulo, aonde conquistou seu Premio Aquisição.
Em 1954 pinta o painel Procissão do Santíssimo a convite da comissão do IV Centenário de São Paulo.
Em 1963 participou da VII Bienal Internacional de São Paulo e no ano seguinte da 32* Bienal de Veneza. Aqui você vê seu auto retrato, maravilhoso!
Em 1969 faz sua mostra retrospectiva: Tarsila 50 anos de Pintura e morre em Janeiro de 1973.
Um expoente como pintora do movimento Modernista brasileiro, Tarsila do Amaral mostra em seu desenho preciso e sintético uma beleza profunda e equilibrada.
Um dos traços mais importantes da história da pintura brasileira. Um orgulho nacional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário