Frederick Carl Frieseke, 1874-1939, foi um dos grandes pintores impressionistas americanos, vamos ver sua belíssima arte.
Sua magnífica obra pode ser vista na American Impressionism Gallery, que fica no primeiro andar do New Britian Museum of American Art, em Connecticut.
Passou a maior parte de sua vida na França e foi muito influenciado por Monet e sua obra em Giverny, ali Carl residiu por muitos anos.
Suas pinturas concentradas em grandes efeitos de luz, nos mostra principalmente sua atração pelo feminino.
Teve sua formação artística em Chicago em em 1895 mudou-se para Nova York aonde estudou na Art Students League até 1987.
Foi ilustrador e fez desenhos para o jornal New York Times, sua obra é de rara beleza e leveza.
Depois mudou-se para Paris e especializou-se em aquarelas e quadros a óleo, aonde fez sua grande exposição no Salão de la Societé-Nationale des Beaux Arts.
Seus toques leves, coloridos, pontilhados do Impressionismo, tem muita semelhança ás pinturas de Auguste Renoir.
A prestigiada Bienal de Veneza contou com as pinturas de Carl Frieseke em 1909, depois nos EUA ganhou medalha de ouro na Academia da Pensilvania de Belas Artes.
Além de vários prêmios em Nova York, em San Francisco e em Chicago nos anos 1920, foi condecorado Cavaleiro da Legião de Honra, um reconhecimento raro para um pintor americano.
Suas pinturas são de uma beleza profunda, tudo parece etéreo, flutuante, cores suaves, flores, tecidos esvoaçantes, jardins e pássaros se integram nas paisagens cujo tema é o feminino!
Achei sensacional e você? Vou finalizar com o auto retrato dele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário