Quando eu era menina gostava de comer pitanga no pé, aquela frutinha azedinha, vermelha, linda e saborosa!
Você sabia que a pitangueira cresce em qualquer lugar? Os passarinhos são os polinizadores e a pitanga é uma fruta com uma boa dose de licopeno e vitamina A, o que dá a ela propriedades embelezadoras.
Os óleos feitos com pitangas tem poderes antimicrobianos, antirritantes e antitumoral, o uso do óleo melhora em geral o aspecto da pele e da acne.
As pitangueiras são árvores que atingem 10 mts de altura, com um tronco irregular e muito ramificado.
Suas folhas pequenas, verdes, ovais e brilhantes tem aroma característico quando maceradas.
Seu fruto arredondado, pequeno, polpa vermelha, sabor adocicado levemente ácido, tem dentro uma semente esverdeada e sua flor bem pequena é branca e perfumada.
A floração da pitangueira dá-se de Agosto a Novembro, é uma árvore que fica linda coberta de flores e de frutos vermelhos. Você já experimentou o gostoso suco de pitangas?
De sua polpa alem do suco são feitas geléias, doces, sorvetes, licores e também velas aromáticas.
As folhas da pitangueira são perfumadas e estão relacionadas á cultos e rituais religiosos, afro-brasileiros do candomblé, com as folhas são forrados os terreiros para tais festas.
O chá de suas folhas auxilia no tratamento de dores reumáticas, a madeira de seu tronco é empregada na confecção de cabos de ferramentas e outros instrumentos agrícolas.
A linha de cosméticos feita com pitangas hoje é grande, é tida como uma fruta afrodisíaca e deliciosa para se fazer uma gostosa caipirinha!
Seus bonsais são lindos e dão frutos, lindos e delicados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário