Brigadeiro, um doce bem brasileiro, criado na década de 1940 em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes em sua campanha para Presidente da República, é hoje o mais popular dos docinhos de festa.
Um doce típico da culinária brasileira, famoso, saboroso, fácil de ser feito e já modernizado.
A guloseima era feita com leite, ovos, açucar e chocolate em pó e depois passou a ser feita só com leite consensado, manteiga e chocolate.
Uma das jóias da cozinha nacional o brigadeiro não falta a festas, eventos, aniversários de crianças e adultos, enfim é sempre bem vindo!
Hoje há mais de 100 modalidades que deram um novo sabor ao antigo brigadeiro: côco. ameixa, branco, conhaque, uva, morango, café, limão, maracujá, bicho-de-pé entre outros.
Há modalidades de bolos recheados com brigadeiro, tortas, tortinhas, trufas, cupcakes,, tudo muito gostoso!
Crepes, colombas, pavês, pudins, coberturas de doces, no copinho, ovos de Páscoa, o brigadeiro está entre as as mais gostosas sobremesas.
Aqui vai a receita básica:
1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina sem sal 7colheres rasas (sopa) Nescau ou 4 colheres (sopa) chocolate em pó e chocolate granulado para cobertura
Você coloca numa panela a margarina e os outros ingredientes leva ao fogo médio, vai mexendo sempre com uma colher de pau até que se despregue do fundo, retire e esfrie para fazer bolinhas e passar no granulado.
E o brigadeiro de gianduia você faz assim:
1 lata de leite condensado 40 gr de chocolate em pó 300 gr de pasta de gianduia 20 gr de manteiga
Da mesma forma misture tudo leve ao fogo até ver o fundo, esfrie e coloque em copinhos com o granulado por cima.
Hum... é irresistível! Delicioso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário