Êste prédio antigamente era o Picadeiro Real, aonde o Rei e seus amigos faziam exercícios equestres e praticavam a arte da cavalaria.
Foi a Rainha D.Amelia quem determinou que aquele lugar fosse destinado a guardar os riquissimos coches que estavam se estragando nas antigas cavalariças reais.
Assim teve início o Museu dos Coches, o mais antigo coche que ali está chegou á Lisboa em 1619 e o mais moderno veio com D. João VI depois da Revolução Liberal de 1824.
São 200 anos de história ali guardados, a beleza e a riqueza é tamanha que só visitando e vendo de perto o luxo destes antigos veículos reais para acreditar que um dia foram usados.
Um dos coches mais importantes é o que serviu ao Papa em 1716, esculpidos na Italia por ilustres artistas da época.
Há o coche alusivo aos Lusíadas, cujas esculturas representam Netuno, Marte e Tetris que venceram o gigante Adamastor, representando a vitória portuguêsa.
Outro coche maravilhoso é o Lisboa: com as esculturas de 2 escravos, um africano e um asiático.
Há o coche dos Oceanos com 2 figuras que se dão as mãos representando os oceanos Atlântico e Indico que uniram a Europa.
A Revolução Francesa terminou com os coches, mas sua história está registrada de forma maravilhosa neste museu.
Se você for á Lisboa vale a pena ver toda essa beleza e conhecer melhor cada detalhe dos segredos que cada um dêles esconde.
Uma riqueza lusitana, requinte do reinado português, curiosidades e muitas histórias escondidas dentro dêles, como no coche dos Amantes, que mostro abaixo.
Não preciso nem dizer o quanto sou apaixonada por Portugal e sua história, seu povo e seu acolhimento caloroso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário