quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ilha da Madeira

            Em pleno Oceano Atlantico, a 1000 km de Lisboa e 600 km do Marrocos, há uma ilha de beleza natural extrema, a Ilha da Madeira, vamos conhecê-la mehor.


            Conhecida como Pérola do Atlantico, tem um clima ameno, tranquilidade e paisagens lindas, folclore típico, gastronomia sedutora.


            A flora da ilha, o Jardim Botânico de Funchal, penhascos a beira-mar, são atrativos para muitos turistas europeus próximos.


            Funchal é a maior cidade da ilha, em seu Centro Histórico há prédios do século 18,  e a marina central é cercada por restaurantes de frutos do mar.


 
            O artesanato da ilha é conhecido mundialmente: as belas toalhas bordadas, chales com flores, cestos de cana, tanoaria, barris de carvalho e de pinho.


            O produto mais importante e famoso é o vinho Madeira, que pode ser encontrado no Mercado dos Lavradores, além da Poncha, bebida feita de aguardente de cana, açucar, água e limão.


            Na culinária destaca-se o peixe Espada, polvos, lapas, Espetada Regional, sobremesas como Bolo de Caco, doces como broas de mel, queijadas e rebuçados de funcho.


            A ilha é montanhosa com vales incrustados entre picos altos e falésias na costa, a mais alta e mais conhecida é o Cabo Girão, a Oeste de Funchal.


            Sua floresta Laurissilva, hoje com uma pequena área preservada, ao Norte, é classificada como Patrimonio da Humanidade pela Unesco.


            A Ilha da Madeira é conhecida por suas flores maravilhosas e seus eventos típicos como a Festa da Flora Madeira e a Festa Regional das Flores, que encantam os visitantes com seus carros e desfiles floridos.


         Vale a pena uma visita á belíssima terra lusitana e ver de perto a beleza dos usos e costumes tradicionais, cantar fados, sentir a alegria contagiante de um povo acolhedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário