Nossas rendeiras e bordadeiras, a maior parte localizada no Nordeste brasileiro, são de uma sensibilidade incrível ao criarem peças tão bonitas, que o mundo gosta de ver e comprar.
Há vários tipos de renda que se diferenciam na confecção, vamos conferir:
Renda de Bilro - originária da Belgica e muito usada na Itália, França, Inglaterra e Portugal e aqui no Brasil, conhecida como Renda do Norte. Feita com bilro ou almofada.
Renda Renascença - trabalho artesanal originário do século XVI na Europa, daí a origem do nome Renascença, chegou ao Brasil trazida pelos portuguêses e foi iniciada em Pernambuco.
Renda Labirinto - ou renda de crivo é fita com agulhas e a característica é o fio feito desfiado formando desenhos, bem conhecida na Paraíba.
A nossa moda da renda maravilhosa invadiu o mercado consumidor brasileiro e estrangeiro, conquistando inúmeros consumidores encantados com essa beleza artesanal.
Há vestidos de noivas lindos, vestidos de uso casual, bolsas, chapéus, sapatos, flores, roupa de cama e mesa, redes, tudo ricamente bordado em rendas brancas e coloridas.
Grandes estilistas como Ronaldo Fraga, Tufi Duek, Lino Villaventura, mesclam rendas brasileiras a tecidos nobres e outros materiais criando peças maravilhosas, exportando nossa moda para o mundo.
Estes são vestidos da maravilhosa estilista Martha Medeiros, vejam que lindos!
É um trabalho artesanal feito por mãos brasileiras lindo, mostramos para o mundo coisas da nossa terra, especiais e um orgulho nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário