sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sítio Burle Marx

           Hoje vou falar sobre Roberto Burle Marx, o maior paisagista brasileiro, cujo sítio em Guaratiba, no Rio de Janeiro pode e deve ser visitado, hoje pertence ao Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


            O sítio, com área de 807 mil metros quadrados é um imenso acervo botânico e paisagistico com 3500 espécies de plantas tropicais.

     
               A antiga Fazenda da Bica foi adquirida por Burle Marx e seu irmão Guilherme para abrigar sua coleção botânica. Em 1973 mudou-se para lá e além de residência havia também a Capela de Santo Antonio da Bica, seu atelie de arte e o projeto de conservação de plantas raras.


            Lá podemos conhecer de perto suas pinturas, esculturas, o mobiliário da casa, objetos de decoração, e sua coleção de conchas.


            Há a biblioteca com 2600 livros de botânica, arquitetura e paisagismo, um auditório, um herbário e um laboratório de pesquisas.


            Hoje, depois de sua morte, o sítio foi aberto a visitação pública, o passeio é feito em grupos de 35 pessoas com guias que fornecem informações sobre o artista, sua obra e sua coleção de plantas.


             No final da visita há uma estufa fantástica aonde se pode ver a exuberância de várias plantas tropicais como palmeiras, dracenas, bromélias e helicônias.
            É simplesmente maravilhoso conhecer o lugar e a obra de nosso maior paisagista.

Um comentário:

  1. Simplesmente lindo!!!!!!
    Um colírio para os nosso olhos.
    Em meio a tanta poluição no mundo em que vivemos, poder ver a natureza assim, é até emocionante.
    Muito lindo mesmo!!!!!

    ResponderExcluir