terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Alegre Chita

            Não dá pra falar de flores sem lembrar da nossa chita, tecido de algodão conhecido por cores fortes e estampas florais, a beleza na simplicidade.


            Veio da India ao Brasil por volta de 1800 e foi sempre muito usada em nossas festas populares, em festas juninas, vestidos caipiras, toalhas da roça.


            Hoje está presente na decoração refinada, nas mesas, nos acessórios, em embalagens, malas , bolsas, cúpolas de abajur, bancos, almofadas, jogos americanos, há chita em toda parte, ela enfeita e alegra com suas cores e flores.


            A maior produtora de chita brasileira é a Estamparia S A, em Contagem, Minas Gerais, e há ainda a Fiação de Tecidos São José que produz também o chitão, uma chita mais larga.


            Oficinas de criação e artesanato deram múltiplos destinos à chita, confecção de roupas, colares, sacolas, enfeites, e as conhecidas bruxinhas - bonecas de pano nordestinas.


            Hoje a chita é um simbolo da cultura popular brasileira, invadiu mercados diferentes, conquistou o público nacional e internacional com sua beleza e simplicidade, é alegre e pura brasilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário